O que é a acreditação



O termo Acreditar significa dar crédito, crer, ter como verdadeiro, dar ou estabelecer crédito.

Acreditação significa outorgar a uma organização um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de requisitos previamente estabelecidos.

Portanto, a Acreditação do Sistema da Qualidade de Laboratórios Clínicos é um processo periódico e voluntário, outorgado por entidades científicas, com a finalidade de comprovar a implementação do seu sistema da qualidade, quer seja em relação à capacidade organizacional ou técnica.

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC entende que a implantação de um sistema da qualidade nos Laboratórios Clínicos brasileiros tem que seguir uma dinâmica de conscientização e ser aplicada de forma gradual.

Assim, o Credenciamento ou a Acreditação do Sistema da Qualidade e dos processos analíticos tem que se iniciar com a cultura e treinamento dos profissionais e gradativamente ir introduzindo as exigências sobre os procedimentos, equipamentos e calibrações.

O credenciamento, ou acreditação, possibilita evidenciar a qualificação técnica de seu Laboratório Clínico perante autoridades sanitárias e comunidade, além de viabilizar mais competitividade dentro do mercado.

O Sistema Nacional de Acreditação – SNA-DICQ está capacitado para imediatamente iniciar a avaliação dos Laboratórios Clínicos inscritos, assim como, prestar informações sobre a documentação necessária e imprescindível para o Credenciamento ou a Acreditação do Sistema da Qualidade, estruturado de acordo com normas como RDC nº 786/ANVISA:2023 e ABNT NBR ISO 15.189:2015.

Benefícios da Acreditação

SNA-DICQ

O DICQ atua desde 1997 na melhoria do Sistema da Qualidade de Laboratórios Clínicos, contribuindo para o processo de Acreditação no país. Nossos auditores são profissionais em Análises Clínicas com ampla experiência em ajudar a implantar um Sistema de Gestão da Qualidade Organizacional e Técnica que gere laudos confiáveis para tratamento e acompanhamento das patologias humanas.

Benefícios da acreditação:

  • Gestão de riscos;
  • Segurança na execução dos processos;
  • Conhecimento de todos os processos do seu laboratório;
  • Entenda quais as necessidades dos seus usuários;
  • Apoio na redução e controle de custos;
  • Materiais de marketing para auxiliar na divulgação (novo).

 

Para o cliente do laboratório, qual é o benefício?

As pessoas que optam por um laboratório acreditado possuem a garantia de que seus exames serão realizados com processos padronizados, seguindo normas internacionais de qualidade, que garantem resultados confiáveis.

Acredite seu laboratorio

Telefones:
(21) 2187-0830
(21) 2187-0829
Horário de atendimento:
de segunda à sexta
das 8 às 17h
E-mails:
  • atendimento@acreditacao.org.br
  • atendimento_1@acreditacao.org.br
  • financeiro@acreditacao.org.br
  • cobranca@acreditacao.org.br
  • acreditacao@acreditacao.org.br
Endereço:
Rua Vicente Licínio, nº 113 - Tijuca
Rio de Janeiro/RJ
20.270-902